AnteriorSeguinte

Breves

Notícias para professores

Projeto GEN10S em Portugal

Prevê formação de alunos e professores em Scratch

Em pleno século XXI, é imprescindível o desenvolvimento de competências digitais na infância, incorporando as novas tecnologias no currículo escolar como forma de inovar os métodos de ensino. Neste sentido, a SIC Esperança associou-se ao google.org e à Ayuda en Acción para o desenvolvimento do projeto Gen1os no nosso país, e através dele formar em programação Scratch cinco mil alunos dos 5.o e 6.o anos, promover a igualdade de oportunidades na área digital e reduzir barreiras socioeconómicas e de género. O projeto contempla ainda a formação de 500 professores, dotando-os das ferramentas necessárias para a adoção de formas inovadoras de ensino. Saiba mais em genios.org.pt


MAIS MEDIDAS SIMPLEX+

Escola 360 online e menos burocracia no trabalho dos professores Unir, numa única plataforma, encarregados de educação, professores, dirigentes escolares e pessoal administrativo e organismos da administração educativa é o objetivo do Escola 360, ou E-360, um sistema do Ministério da Educação que centraliza os processos de gestão do aluno, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. Esta plataforma é mais uma medida (que arrancou no passado ano letivo como projeto-piloto e que agora se pretende começar a generalizar) contemplada no Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa – SIMPLEX, que, entretanto, prevê implementar até ao terceiro trimestre de 2018 a desburocratização dos procedimentos atuais da responsabilidade dos professores, minimizando os tempos de recolha de informação e preenchimento de registos e arquivo, permitindo-lhes focar recursos no sucesso escolar dos seus alunos. Saiba mais em e360.edu.gov.pt/e360


REDE WEDUC

Nova plataforma a partir deste ano letivo. A rede social privada Weduc liga atualmente encarregados de educação, alunos, professores e diretores de 60 escolas a nível nacional (ensino público e privado), pretendendo ser um canal de comunicação entre todos estes agentes, que inclui pautas de notas, trabalhos extracurriculares, sugestões de leituras e estudos, mensagens diretas, publicações de fotos e vídeos. A operar há sete anos, este ano letivo vai lançar uma geração completamente nova da sua plataforma, ainda mais interativa e funcional. Saiba mais em weduc.com.


CALENDÁRIO ESCOLAR PARA 2017/2018

1.o Período Entre 8 e 13 de setembro a 15 de dezembro
2.o Período De 3 de janeiro a 23 de março
3.o Período De 9 de abril a 6 de junho (9.o, 11.o e 12.o anos) ou 15 de junho (5.o, 6.o, 7.o, 8.o e 10.o anos) ou 22 de junho (Educação pré-escolar e 1.o ciclo)

FÉRIAS ESCOLARES

Natal 18 de dezembro a 2 de janeiro
Carnaval 12 a 14 de fevereiro
Páscoa 26 de março a 6 de abril

SAÚDE VOCAL

A Associação Nacional de Professores disponibiliza o Gabinete de Saúde Vocal com o objetivo de contribuir para o bem-estar físico e psicológico dos seus associados. Funciona na sede nacional/secção do Minho, em Braga, na secção do Alto Douro e Douro Sul, em Vila Real, e na secção do Douro, no Porto, e inclui rastreio vocal, consultas, ações de aconselhamento e de terapia. Mais informações em geral@anprofessores.pt /961 333 051.